11 de mai. de 2011

CONTINUANDO...

Continuando a nossa conversa...
Falei que precisamos de duas partes para haver comunicação - emissor e receptor.
Emissor é quem emite e receptor é quem recebe a mensagem.
Para a transmissão da mensagem precisamos escolher um canal para transmissão: auditivo ou visual.
Depende do nosso objetivo.

Estou sendo muito didática...

Por exemplo: neste caso, o canal escolhido é o visual, eu escrevo e alguém lê, entendeu?

Temos que escolher o código, quer dizer a linguagem que vou utilizar.

Por exemplo: no nosso caso, as palavras da língua portuguesa.
Mas poderia ser outro idioma, outros códigos (língua de sinais, braile, mímica, sinalização de trânsito, etc)

Viu como tem comunicação em todo lugar!!

Quanto ao código precisamos nos atentar ao vocabulário escolhido, não adianta utilizar palavras que o meu interlocutor não entende. O bom comunicador é aquele que consegue transmitir a ideia sem grandes esforços.

Quando tenho que rodear muito ou tenho que dar grandes explicações significa que minha comunicação não está adequada.

Pense nisso: como está sua comunicação?

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário